JUEGO DE LEYENDAS LATINAS

Projeto de Jogo de Cartas

Olá, eu sou R. T.  Estudante de Línguas Estrangeiras Modernas na UFPA (Universidade Federal do Pará), e venho compartilhar com vocês os primeiros passos do meu projeto para que aqui fique registrado como eu comecei tudo e com direito autoral, fora meus amigos e seguidores que deram força para construir esse universo todo mágico e educativo através das redes sociais. Embora as lendas sejam cultura e magia para muitos educadores, para outros como eu  consigo enxergar algo muito além disso, não é a toa que na literatura sempre tivemos a imagem do "homem" associado ao "monstro", e como de fato além do aspecto da cultura podemos dizer que as lendas ajudam no caminhar do estudante de espanhol a conhecer melhor! Se você já leu meu poste principal sobre o Blogue eu defendo eu explico por diversas maneiras, sendo assim, eu resolvi criar um jogo de cartas com a intuitiva tentativa de ensinar mais na prática.

Cartas e classificações

Bom, quando falamos de lendas estamos falando de misticismo, crenças e coisas extraórdinárias, embora para muitos sejam uma grande bobagem, poucos sabem a importância do respeito com a cultura de cada um. Eu pensei e comecei a desenhar rascunhos de modelos e dividir em categorias, o que acontece é que cada lenda tem uma classificação de tipagem, por exemplo temos doendes, demonios, entidades, almas penadas, lobisomens, feras, monstros, vampiros, etc. Eu calssifiquei um efeito especial para cada um desses...seria muito conteúdo para um jogo, embora acabou não ficando. Sendo assim, se eu tenho um Cadejo e um Lobisomem latino, logo ambos são classificados como feras, o cadejo sendo hiídribo de fera/demonio e o lobisomem fera, ambos por alguma razão podem ter o mesmo efeito de uma carta.

Tipos de lendas que temos:
Fantasma - Criaturas(humanoid ou fera)
Monstro - Animais
Entidade - Homens amaldiçoados
Doende - Almas penadas
Bruxas - Feiticeiros
Demonios - anjos - Ets

Os efeitos que podem existir:

POCESSÃO: uma carta sua é caoaz de "incorporar" na outra carta inimiga, se o rival atacar a sua carta possúida por pocessão, o dano vai para a carta possuída.

CARONA: uma ação é tomada, então essa carta pode ter o efeito de agir junta, como se fosse uma carona.

ANGÚSTIA: você persegue uma carta, e ela não pode reagir encima da carta que a persegue, até o próximo turno a onde você tem a capacidade de banir essa carta marcada. As maneiras de se livrar são outros efeitos.

MANIPULAÇÃO: fantoche! você tem o efeito de possuir uma carta, mas dessa vez você controla a carta rival como desejar, atacando ele mesmo ou outro rival existente, a escolha é sua.

SACRIFÍCIO: ao ir para o escuro, ela deixa uma maldição ou as vezes leva junto outra carta com ela.

SUBSTITUTO: é uma estratégia aleatória, ela pode substituir o dano para outra carta ou o turno se você estiver amaldiçoado ou sobre angústia.

ANJO: é um efeito escudo de suporte, uma carta é salva naquele  turno para que ele não seja banido.

CULPADO: desvia uma praga ou maldição para outro rival, embora se só estiverem dois no campo, quem jogou a praga fica com ela.

MEDIA NOCHE: as cartas devem ser sempre escondidas do rival, a media noche tem o efeito de revelar o baralho do inimigo. Cuidado!

PRAGA: você joga um efeito de maldição em uma única carta que pode bloquear ela, ou pertubar os danos de turno.

EXORCISMO: capaz de cancelar pragas/maldições/angústia.


Cada carta contém uma efeito de Ativa e um de passiva. o De ativa serve para reagir fisicamente em um campo, enquanto a passiva serve para salvar, ou para causar um efeito, ou até aumentar a capacidade de carta. O que acontece é que a passiva é usada no próximo turno. O jogo vai ter turno, como qualquer outro. Eu até agora pensei em um pequeno tabuleiro para equilibrar os turnos. A vez de cada jogador depende de sua estratégia e de sua ação.

Classificações de Cartas:

Tipos: toda lenda é dividida em tipos que podem se conhecer como seres existentes antimatéria e matéria.: cadejos, bruxas, demonios, monstros, entidades, fantasmas, homens amaldiçoados, doendes, fadas, etc.

Objetos: Objetos são considerados nas lendas como fontes de maldições ou que guardam tipos de seres amaldiçoados, sendo assim a carta de tipo de objeto vai auxilliar em uma partida como suporte de outra carta ou como mudança de status.

Estátuas: As estátuas causariam o mesmo efeito que um suporte, embora o foco seja sempre as cartas de objetos ou de Tipos.

Lugares: essas cartam alteram o estado, com maldição ou livramento, elas são as melhores cartas para causar uma estratégia bem feita.

Luas: a maioria das crenças acreditam que as luas tem poderes de alimentar diversos seres para ruim ou melhor, sendo assim as luas são divididas em várias que causam efeito a uma carta para melhora de seu status, quebram regras, como a carta coringa do jogo: a lua de sangue. Que vai ter a capacidade de aumentar qualquer carta de tipo ao máximo de sua capacidade.


Representação de cartas(modelo oficial pode ocorrer mudanças):




As luas são alternadas entre cada tipo de lenda, embora a lua tenha um efeito de mudança no mar ou na lenda, me dediquei a pesquisar qual seria o efeito que ela causaria e alimentaria cada lenda. As luas só funcionam quando você usa uma lua que ela aceita. Embora TODAS aceitem a lua de sangue seja suporte ou não.

Essa foto está mostrando algumas luas que já comecei a desenhar, embora existem muitas luas especiais verei como incluir elas no jogo, como a super lua, a lua rosa e a lua azul.




Nem todas as lendas tem descrição negativa, quero dizer, algumas não fazem mal a ninguém como a lenda do Cipitío que é apenas um menino perdido com alma brincalhona. Essas seriam cartas de efeito suporte. Sempre para resgatar ou impedir que ajam contra você.

E a educação a onde entra? Além do que os jogos são consideravelmente educativos, se uma pessoa joga e lê as cartas, ela adquire conhecimento. Eu pretendo, utilizar uma descrição com palavras que tenham em cada localidade, para que alunos e professores, possam pesquisar a palavra, conhecer o ambiente da onde veio a lenda, e através disso conhecer a cultura. É um estímulo o de autonomia para todos. Além do que o jogo vai ser construído para pessoas jogarem, uma só pessoa pode consumir para colecionar e estudar, ou jogar sozinha porque não? Muitos fãs de rpg não tem amigos ou amigos moram longe, eu sempre sonhei em ter amigos para jogar rpg de mesa, mas nunca me aceitavam porque eu nunca era "nerd" o suficiente. Então eu me afastei e comecei a mergulhar de cabeça no mundo das "trevas" e do terror. Foi aí que minha persionalidade foi se construindo, então você não aprende sempre no caminho reto, você vai juntando tudo o que adquire para fazer a sua melhor versão, e esse jogo que vos apresento, é mais do que um simples jogo educativo de cartas. Tenho possibilidades a dar, e criatividades a explorar.


Curiosidade: Eu tive a ideia do jogo a partir do Jogo Mobile legendes bang bang da play store, porque eu queria um desncaço e distração na época da pandemia, eu fiz muitas coisas além de jogar. E a estratégia do jogo me ajudou muito a criar esse jogo de cartas. para trazer algo um pouco diferente. E que todos possam jogar. Em breve eu vou trazer cada aventura que vou começar com as lendas. Não vou compartilhar tudo, é muita coisa e podem não querer ler, vou aprensentar cada carta que surgir. Desde já eu vou agradecer muito o apoio de todos.




Comentários